APRESENTAÇÃO
O IX Encontro Estadual de História, realizado entre os dias 14 e 18 de julho de 2008, nas dependências do IFCH da UFRGS, foi um sucesso. O evento envolveu 2 conferências, 6 mesas-redondas, 21 simpósios temáticos, 13 mini-cursos, exposição de pôsteres, além de reuniões administrativas e atividades culturais e de confraternização. Este número recorde de trabalhos demonstra o amadurecimento e a vitalidade da ANPUH-RS que, desde a sua reativação no início da década de 1990, vem se consolidando como a entidade representativa dos profissionais de história atuantes no Rio Grande do Sul nos mais diversos âmbitos, especialmente no ensino, na pesquisa e na gestão e preservação do patrimônio histórico. Em 2007, a visibilidade de nossa regional foi reforçada pela realização, na UNISINOS, do XXIV Simpósio Nacional de História que reuniu quase 6.000 participantes. Neste ano, obtivemos uma nova vitória: a compra de nossa sede, inaugurada durante o encontro estadual. Realizações como essas são fruto do empenho de várias gestões e da colaboração de inúmeros associados.
Para o IX Encontro Estadual, foi proposto como eixo central das reflexões o tema: “Vestígios do passado: a história e suas fontes”. Afinal, se o conhecimento histórico passou por inúmeras transformações desde a sua constituição como disciplina autônoma e científica no século XIX, as palavras de dois dos nossos “pais fundadores”, Charles Langlois e Charles Seignobos, mestres da chamada história tradicional, não perderam sua validade: “onde não há documentos, não há história”. Claro está que a concepção daquilo que se entende por documento também alterou-se profundamente, passando a incluir todos os vestígios da experiência humana, os quais só se tornam fontes quando submetidos ao “questionário” do historiador. Na reflexão sobre tais vestígios, duas questões ganharam relevância ao longo do encontro: os desafios teóricos, metodológicos e técnicos implicados na pesquisa com diferentes tipos de fontes e a situação, as possibilidades e os problemas dos acervos que abrigam estas fontes, especialmente no Rio Grande do Sul. Muitas outras temáticas também foram discutidas, a partir de diferentes pontos de vista, expressando a diversidade e a criatividade do conhecimento histórico produzido em nosso estado.
Os Anais Eletrônicos agora publicados certamente contribuirão para o prolongamento dos profícuos debates intelectuais que tivemos naquela ocasião. A todos, pois, uma boa leitura.
Porto Alegre, novembro de 2008.
Prof. Benito Bisso Schmidt
Presidente da ANPUH-RS (gestão 2006-2008)